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14/02/2024

Gestão da qualidade na construção civil: 4 práticas para implementar

por Diego Mendes

Gestão da qualidade na construção civil

Em qualquer mercado altamente competitivo, a busca pela excelência na entrega se torna crucial. Na construção civil, a gestão da qualidade emerge como um pilar crucial para o sucesso e a reputação das construtoras e incorporadoras. 

A sistematização do gerenciamento de qualidade não apenas assegura a satisfação do cliente, mas é justamente aquilo que fortalece a credibilidade da marca, reduz custos e minimiza retrabalhos.

A padronização de processos, no contexto da construção civil, torna-se uma peça-chave para garantir a consistência e eficiência.

Mas sua importância vai ainda além. Neste artigo, vamos falar mais sobre essa gestão, quais são seus princípios, sua importância e claro, trazer algumas práticas para isso.

Tenha uma excelente leitura!

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O que é gestão da qualidade na construção civil?

A gestão da qualidade na construção civil nada mais é do que o conjunto de estratégias, metodologias e processos adotados para garantir que as obras e empreendimentos atendam aos padrões e expectativas estabelecidos, tanto do ponto de vista técnico quanto do cliente. 

Isso porque a qualidade não se restringe apenas à conformidade com normas técnicas, mas abrange a satisfação do cliente, a eficiência na execução, a minimização de desperdícios e a garantia de segurança das estruturas. 

É um sistema integrado que busca assegurar a excelência em todas as fases do projeto, desde o planejamento até a entrega final.

Sendo assim, ela envolve o controle rigoroso de processos, a identificação e correção de não conformidades, o estabelecimento de boas práticas e a busca contínua pela melhoria.

Quais são os princípios da gestão de qualidade?

Existem alguns princípios da gestão de qualidade que são responsáveis por fazer com que ela funcione. Entre eles, podemos destacar:

  • Definição de processos claros e padronizados: padronização e qualidade tem uma forte relação e, por isso, é um princípio dessa gestão. Isso envolve a criação de procedimentos normatizados para cada etapa do projeto, desde a concepção até a conclusão, garantindo consistência, qualidade e eficiência em todas as fases;
  • Liderança comprometida com a qualidade: uma liderança engajada e comprometida com a qualidade é o que vai conseguir promover uma cultura organizacional voltada para a excelência. A liderança não apenas define metas de qualidade, mas também apoia e incentiva os colaboradores a seguirem esses padrões;
  • Decisões baseadas em dados e informações: dados são indispensáveis para qualquer negócio que queira prosperar. Assim, é preciso ter como princípio a coleta, análise e utilização de informações precisas e relevantes para monitorar o desempenho, identificar áreas de melhoria e garantir que as decisões sejam bem embasadas;
  • Envolvimento e capacitação dos colaboradores: o sucesso da gestão da qualidade depende da sua equipe também. Então, para funcionar, é preciso investir nesse pilar, a partir de treinamentos regulares, fornecimento de recursos adequados e incentivo à participação ativa de todos os membros;
  • Abordagem sistêmica: uma postura holística é necessária para compreender e gerenciar as inter-relações entre os diferentes processos envolvidos na construção civil. Isso permite uma visão global, facilitando a identificação de pontos de otimização e aprimoramento.

Você sabe como funciona a padronização de processos na construção civil? Entenda a importância e como fazer!

Qual a importância da gestão da qualidade para construtoras e incorporadoras?

A gestão da qualidade é importante para construtoras e incorporadoras na indústria da construção civil porque vai muito além da entrega de um projeto: está ligada à reputação da empresa, à satisfação do cliente e à eficiência operacional. 

Quando uma incorporadora negligencia a gestão da qualidade, é ainda mais fácil perceber a importância dela.

Por exemplo, uma construtora que não implementa um controle rígido de qualidade em suas fundações. 

Durante a execução de um projeto, devido à falta de inspeções e testes adequados, são detectadas posteriormente fissuras e problemas estruturais no alicerce de um edifício. 

Esses defeitos comprometem a segurança da construção, exigindo correções imediatas e onerosas, afetando não só a credibilidade da empresa, mas também resultando em atrasos significativos na entrega do empreendimento.

Da mesma forma, a falta de gestão de qualidade em relação aos fornecedores pode levar à utilização de materiais de baixa qualidade ou atrasos na entrega de suprimentos essenciais. 

Como consequência, a construção é impactada por atrasos recorrentes, gerando custos extras com mão de obra e logística, além de comprometer a qualidade final do empreendimento.

Em contrapartida, quando uma construtora ou incorporadora investe em gestão da qualidade, é possível prevenir falhas como essas, garantindo a segurança e o prazo da obra, além da produtividade.

É por isso que, além de garantir a satisfação do cliente, gerir a qualidade contribui para a redução de custos operacionais a longo prazo, minimiza desperdícios e retrabalhos e eleva a reputação da construtora ou incorporadora no mercado. 

Empresas que adotam práticas de gestão da qualidade têm maior probabilidade de entregar projetos dentro do prazo e orçamento estabelecidos — o que não só aumenta a confiança do cliente, mas também atrai novas oportunidades de negócio.

A gestão da qualidade é um investimento que não só agrega valor aos projetos, mas também consolida a posição da empresa como referência em qualidade e confiabilidade no mercado.

Como fazer a gestão da qualidade na construção civil?

A gestão da qualidade na construção civil pode ser dividida em três macro etapas: planejamento, desenvolvimento e implementação. 

Para isso, existem práticas fundamentais para garantir a eficiência na gestão da qualidade na construção civil, e uma das mais relevantes é a padronização de processos. 

Ao estabelecer métodos e procedimentos uniformes para cada etapa da construção, desde a escolha de materiais até a execução, assegura-se consistência, qualidade e eficiência em toda a operação.

Padronize os processos

A padronização de processos envolve, entre muitas coisas, a criação de manuais operacionais, procedimentos detalhados e diretrizes claras que definem de forma precisa e sistemática as etapas a serem seguidas em cada atividade.

Ao estabelecer e disseminar esses padrões, a construtora assegura que todos os colaboradores compreendam exatamente o que é esperado em cada etapa do projeto.

Isso não só elimina ambiguidades, mas também reduz erros operacionais e retrabalhos. Exemplo prático dessa gestão: investir em uma plataforma inteligente e automática para a gestão de documentos, como plantas baixas. 

Quando se tem acesso em tempo real a informações atualizadas, a execução da obra com base em informações erradas deixam de ser um problema no canteiro.

Envolva toda a equipe

O envolvimento de toda a equipe diz respeito, principalmente, a duas coisas: fornecer treinamentos regulares, mas também criar uma cultura organizacional centrada na qualidade. 

A comunicação transparente sobre a importância da qualidade em todas as fases do projeto é essencial para engajar os colaboradores.

Assim, quando todos os membros da equipe entendem a relevância de seu papel na manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos, há um maior comprometimento em alcançar os objetivos de excelência. 

O compartilhamento de conhecimento, experiências e feedback entre os diferentes setores e níveis hierárquicos também vai ajudar a identificar áreas de melhoria e implementar soluções eficazes.

Aplique o ciclo PDCA

O método PDCA (plan, do, check, act) é uma abordagem cíclica que promove a melhoria contínua dos processos na construção civil. 

Inicialmente, na etapa de planejamento (plan), são estabelecidos objetivos claros, identificadas as áreas de melhoria e definidas as estratégias para implementação.

Em seguida, na fase de execução (do), os planos são postos em prática. É o momento de aplicar as mudanças planejadas, colocar os processos em ação e coletar dados relevantes sobre sua execução.

Na etapa de verificação (check), ocorre a avaliação dos resultados alcançados e a comparação com as metas estabelecidas.  Aqui, são analisadas as informações coletadas para verificar se as ações implementadas trouxeram as melhorias desejadas.

Por fim, na fase de ação (act), com base na análise dos resultados, são tomadas medidas corretivas ou preventivas. 

Se algo não funcionou conforme o planejado, ajustes são feitos para aprimorar os processos e, então, garantir a eficácia das mudanças implementadas.

Adote tecnologias de gestão

A adoção de tecnologias de gestão na construção civil representa um avanço significativo para aprimorar a qualidade e a eficiência dos processos. 

O uso de softwares especializados entrega mais precisão em todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a execução e monitoramento.

Essas ferramentas oferecem funcionalidades como modelagem 3D, gestão de documentos, cronogramas integrados — todas entregando uma visão abrangente do projeto. 

Além disso, facilitam a colaboração entre equipes, minimizando erros de comunicação e permitindo a análise de dados em tempo real.

Isso também eleva a gestão para que ela seja orientada a dados, o que resulta em projetos de alta qualidade, redução de custos e prazos mais assertivos.

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