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14/09/2021

Alteração de projeto: como controlar revisões no canteiro?

por Diego Mendes

A execução de uma obra pode sofrer mudanças ao longo do processo, desde o planejamento até a entrega da edificação, por isso existem as revisões de projeto. Quando isso ocorre, é essencial que todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do empreendimento estejam alinhadas e tenham acesso ao documento mais atualizado. Nesse cenário, você já parou para pensar qual a melhor forma de controlar revisões e garantir um bom processo de alteração de projeto no canteiro?

Nos modelos tradicionais, o controle dessas alterações é feito de maneira totalmente manual, muitas vezes com planilhas de Excel e listas impressas. Sem nenhum grau de automatização e com pouco ou nada de digitalização, esse processo manual dificulta significativamente a gestão de documentos e da obra, e aumenta o risco de erros, como o de alguém executar uma versão desatualizada do projeto, que por uma falha humana, ainda não tinha sido recolhida do canteiro de obras.

Além disso, em sem um sistema automatizado muitas vezes também falta padronização e nomenclaturas adequadas para os documentos revisados e alterados, e esse cenário faz com que profissionais que gerenciam projetos possam perder tempo consultando plantas erradas devido à falta de organização e automatização no envio desses arquivos. 

Diante disso, investir em tecnologia para controlar as revisões e garantir que a alteração de projeto seja feita sem dor de cabeça é o melhor caminho para uma gestão eficiente de documentos e da própria obra.

 

Alteração de projeto: benefícios da digitalização

O especialista em transformação digital de empresas e palestrante internacional Arthur Igreja lista três grandes benefícios da digitalização de processos que podem ser bem aplicados para a gestão de documentos no canteiro de obras. 

O primeiro deles é a garantia de qualidade, excelência e conformidade nas entregas a partir da automatização. Com a utilização de tecnologia você consegue padronizar processos e repeti-los, sem se preocupar com falhas que ocorrem quando há intervenção humana. 

Imagine, por exemplo, que uma alteração de projeto foi realizada e o controle de revisões é feito manualmente em uma planilha. Se por algum imprevisto a pessoa responsável pela planilha esquece ou demora para atualizá-la com a versão mais recente do projeto, aumenta muito o risco de erros na obra, motivados pela execução de um projeto antigo. Com a digitalização esse problema não acontece. 

O segundo grande benefício da digitalização listado por Igreja é a possibilidade de escala. As tecnologias permitem ganhar grande velocidade em processos repetitivos, em um ritmo que não seria possível se eles dependessem de atividades humanas. Assim, o uso de plataformas e automação no canteiro de obras facilita e agiliza o trabalho em vários níveis, inclusive no controle de revisões e alteração de projeto.

O terceiro benefício é o retorno do investimento feito na digitalização de projetos, tendo em vista que muitas atividades que são realizadas de maneira manual, em boa parte das vezes, são necessárias apenas para “apagar incêndio” de erros cometidos por outras intervenções humanas. Com a introdução de tecnologias que garantam qualidade e conformidade ao processo, economiza-se tempo, energia e dinheiro que antes eram gastos para resolver problemas que poderiam ter sido evitados. 

 

Como digitalizar o processo que envolve a alteração de projeto na obra?

O primeiro passo de qualquer trabalho de digitalização é o mapeamento de processos. O fluxo do projeto dentro de uma obra desde que ele é enviado pelo(a) projetista até o arquivo, por alguma necessidade, ser revisado e estar novamente pronto para ser disponibilizado para o time de campo, deve ser desenhado e as pessoas envolvidas em cada etapa devem ser listadas.

Uma etapa importante da gestão numa obra, que irá facilitar também o controle de projetos, é a classificação dos documentos. A classificação permite que os documentos sejam encontrados de maneira rápida, melhorando a produtividade da equipe e agilizando os trabalhos. Ela está associada também à padronização das nomenclaturas de arquivos

Feitas essas duas etapas, o próximo passo é escolher a tecnologia mais adequada para a gestão de documentos e controle de projetos na obra. O ideal é optar por uma solução que ofereça comunicação de ponta a ponta, ou seja, esteja disponível no escritório e também no canteiro de obras.  

Com o aplicativo da ConstruCode, por exemplo, você gerencia as plantas automaticamente, garantindo que 100% dos projetos permaneçam atualizados e sejam distribuídos em tempo real através de etiquetas com códigos QR. A ConstruCode oferece atualização remota de projetos, acesso rápido às informações, comunicação direta com gestores e redução de mais de 90% das impressões de plantas em uma obra.

Quer conhecer mais essa solução e saber como ela pode melhorar a gestão de sua obra? Agende uma conversa para assistir a uma demonstração com o nosso time.

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