Blog post

14/10/2021

Como identificar gargalos no campo e evitar os atrasos de obra

por Diego Mendes

Os atrasos de obra são um dos principais problemas na rotina da construção civil e, infelizmente, acontecem com frequência. Trazem prejuízos materiais, financeiros, além de outras consequências como a insatisfação dos clientes e perda da credibilidade da construtora.

Mas, afinal, como evitar os atrasos de obra e ter a construção de um empreendimento eficiente e entregue no cronograma? Continue a leitura que vamos explicar os maiores gargalos do setor e apresentar uma solução eficaz para o trabalho sem atrasos no canteiro de obras. 

Confira!

 

Quais os motivos para atrasos de obra na construção civil?

Você que trabalha na área está familiarizado com o retardo do setor de construção civil perante ao avanço tecnológico. Pelo caráter tradicional, há certa resistência à adoção de tecnologia no canteiro de obras, algo que pode ser muito benéfico para evitar os atrasos, como veremos mais à frente.

Entre os motivos que levam a atrasos de obra podemos destacar a falta de planejamento estratégico, erros e dificuldade na comunicação da equipe,mão de obra desqualificada, entre outros.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná mostrou que 67% do tempo dos trabalhadores é gasto em operações que não agregam valor como transporte, espera, inspeção e retrabalho.

Considere esse cenário e imagine conseguir identificar esse detalhe no andamento da obra com facilidade e agilidade. Com isso, seria possível realocar os colaboradores, otimizar as tarefas e identificar possíveis melhorias na produtividade, garantindo uma melhor tomada de decisões.  

Aposto que você consegue pensar em inúmeros exemplos similares em que a solução do problema é simples, mas impossibilitada por diversos obstáculos. Então, por que não apostar em ferramentas que irão auxiliar e promover evoluções no setor?

Sem dúvidas, a tecnologia tem um impacto direto e positivo no andamento da obra e pode ser utilizada para solucionar diversos problemas, promover uma gestão otimizada, produtiva e estratégica. Veremos mais como a tecnologia pode ser útil para evitar atrasos de obra a seguir.

 

Atrasos de obra: a importância de tecnologias no controle de gargalos

Os atrasos de obra podem vir acompanhados de outros problemas, mas existe uma forma ágil e eficiente de solucionar essa questão através da tecnologia. Em comparação com outros países, o Brasil ainda precisa melhorar muito a produtividade na construção civil. 

Contudo, as perspectivas melhoram com a adoção de boas práticas, novos conceitos e o investimento em tecnologia. É o que afirma Kevin Nobles, da McKinsey Brasil na palestra “Tecnologia Digital em Construção”: “o aumento de produtividade na construção civil brasileira tem potencial para melhorar 50%”.

Sendo assim, adotar ferramentas tecnológicas é imprescindível para empreendimentos bem-sucedidos. Com os dados de toda a obra facilmente acessados em uma plataforma é possível melhorar a eficiência de trabalho e garantir que a obra encaminhe no prazo correto. 

Com uma visão macro, o gestor pode identificar pontos fora do padrão e ter detalhes para analisar a situação e decidir como prosseguir. Para quem gerencia muitas obras, por exemplo, ter uma visão geral de cada uma e poder visualizar com agilidade os gargalos. 

Assim, quando for preciso visitar as obras é possível utilizar os dados para direcionar a análise e compreender a situação. Além disso, com a tecnologia é possível ter um controle preciso de diversos detalhes que podem gerar atrasos de obra aumentando a produtividade, a segurança e a confiabilidade no empreendimento.

 

Como os projetos digitalizados evitam atrasos de obra

Vejamos um exemplo: a equipe no canteiro de obras precisava identificar o melhor ponto para instalação de uma câmera de segurança, no entanto, não tinha acesso ao projeto para conferir os pontos viáveis. 

Nesse caso é preciso encontrar o projeto ou a pessoa responsável por ele, algo que exigirá deslocamento ou uma comunicação com outras pessoas da equipe, o que pode demandar muito mais tempo do que seria necessário para a tarefa. Se todos tivessem acesso fácil ao projeto, a resolução dessa dúvida seria muito fácil.

Uma das formas de aperfeiçoar o gerenciamento do canteiro de obras é a digitalização do projeto, sobretudo para centralizar as informações e agilizar a tomada de decisões. Por conseguinte, tem-se uma gestão otimizada e eficiente para evitar atrasos de obra.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossas publicações no blog e fique por dentro da transformação digital na construção civil.

Continue lendo

23/05/2025

4 Boas Práticas para uma Gestão da Qualidade Eficiente na Construção Civil

por Patrícia Morais

19/05/2025

Como reduzir o lead time na entrega de projetos na construção civil

por Patrícia Morais

12/05/2025

Gestão de pessoas com mais transparência e visibilidade: o papel da tecnologia na melhoria do desempenho em obras

por Patrícia Morais