Nas últimas décadas, o setor de construção civil vem passando por inúmeras transformações, possibilitando que novas soluções e métodos surjam para modernizar, melhorar e facilitar os empreendimentos. As tecnologias construtivas, por sua vez, são um desses novos métodos e estão sendo cada vez mais aplicadas por construtoras do mundo todo, tornando-se um investimento com excelente custo-benefício.
Entenda porquê investir em tecnologias construtivas e como elas podem aumentar a competitividade da sua construtora.
O que é tecnologia construtiva e quais são as suas vantagens?
A tecnologia construtiva estrutural é o método que constrói um edifício, fazendo uso de ferramentas e tipos de sistema de construção específicos garantindo mais previsibilidade, detalhamento do projeto, produtividade e qualidade do empreendimento a ser construído.
Assim, conforme o setor da engenharia civil avança, novas tecnologias são criadas, buscando facilitar o dia a dia de trabalho dos envolvidos na obra, diminuir custos, além de melhorar a aparência da construção em si.
Para comprovar essa tendência, na pesquisa global “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, 72% das companhias acreditam que a transformação digital é uma prioridade.
No Brasil, um dos principais métodos construtivos utilizados ainda é o de estruturas de concreto armado com alvenaria de vedação e argamassa de assentamento. Esse método, porém, possui a desvantagem de não auxiliar em um dos maiores desafios das pessoas que gerenciam as obras: aumentar a produtividade no canteiro de obras e reduzir custos de produção.
A solução para melhorar o desempenho e reduzir custos, tanto dos projetos quanto das construções, consiste, portanto, em investir em tecnologias que sejam capazes de oferecer diversas vantagens para as construtoras, tais como:
– Criação do projeto do produto que atenda às exigências do mercado;
– Detalhamento e visualização no projeto de todas as partes do produto;
– Processo construtivo previamente definido;
– Treinamento da mão de obra em curto espaço de tempo e em grande escala.
Com a chegada de novas tecnologias construtivas ao mercado, são diversas as soluções que ajudam construtoras a criar projetos e empreendimentos cada vez melhores. Confira as 5 principais.
5 tecnologias construtivas que estão transformando projetos
1. Construções pré-moldadas
O uso de modelos e construções pré-fabricadas em uma obra está diretamente relacionada às novas formas de construção automatizada e à aplicação de novos materiais. Isso porque, a construção modular permite, principalmente: a redução de tempo de execução e canteiro organizado por meio da redução de resíduos; designs mais flexíveis, além de construções mais limpas e sustentáveis.
2. Robôs de construção
Os robôs de construção, ou sistemas robóticos, permitem automatizar processos e gerar novas formulações e combinações do concreto por meio da impressão 3D ou 4D. Por exemplo, a construtora pode realizar a impressão do concreto diretamente na obra ou, até mesmo, a impressão de equipamentos e casas inteiras.
3. Steel frame
A tecnologia Steel Frame é um sistema construtivo sustentável. Essa tecnologia utiliza perfis de aço galvanizado para suportar as cargas da edificação, tendo como grande diferencial a possibilidade de otimizar os materiais para a execução das atividades.
Com foco na sustentabilidade, o Steel Frame também reduz resíduos, diminuindo a compra desnecessária de materiais em excesso, prática comum no modelo de construção de concreto armado com alvenaria.
4. Fibra de carbono
A fibra de carbono, como o próprio nome indica, é um material composto por fios de fibra de carbono.
A vantagem desta tecnologia construtiva é que os fios de fibra de carbono oferecem um material de alta resistência e flexibilidade. Eles são mais finos do que fios de cabelo, trançados de forma têxtil e unidos por uma resina epóxi de alto desempenho.
Com aplicação rápida e eficiente, as fibras de carbono são usadas para reforçar estruturas de construções já existentes. Além disso, um grande benefício da fibra de carbono é o fato de que essa tecnologia não sofre com os efeitos do tempo e clima, sendo muito resistente à corrosão.
5. BIM
A tecnologia BIM tem sido uma grande inovação no mercado brasileiro da construção civil e já é utilizada no setor com grande tendência de ampliação nos próximos anos. O BIM oferece a possibilidade criar modelos virtuais de construção, permitindo projetar de maneira fragmentada e, consequentemente, aumentando o desempenho e qualidade do projeto.
Ao projetar cada uma das fases construtivas, o BIM também permite uma análise e controle de todos os processos.
Extremamente vantajosa, diversas construtoras e empresas de engenharia têm apostado nessa tecnologia, sobretudo para o aumento da produtividade, além de melhor simulação e visualização do projeto.
A inovação na construção civil
Ao falarmos em tecnologias construtivas, como as listadas acima, é certo que todas elas têm em comum o fato de que oferecem novos benefícios que vão desde a etapa de criação dos projetos, passando pela produtividade no canteiro de obras, até a redução de custos e sustentabilidade. Assim, a inovação no setor de construção civil certamente irá transformar, cada dia mais, a maneira como os empreendimentos serão projetados e executados.
A escolha das tecnologias a serem empregadas em cada empreendimento deve levar em conta todos os fatores que envolvem o processo construtivo daquele empreendimento em questão, mas sem deixar de lado as demandas intrínsecas ao setor, como a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
O investimento em tecnologias construtivas não é apenas sobre a obtenção de baixos custos de produção com elevada produtividade, mas também sobre entender como essas tecnologias podem contribuir para melhorarmos desde o trabalho envolvido na mão de obra, até o impacto daquele empreendimento na região em que está sendo construído.
Em um futuro próximo, será necessário, cada vez mais, contar com tecnologias que permitam a melhor aplicação dos recursos, sejam eles financeiros, humanos ou ambientais.
Como exemplo de desenvolvedora dessas tecnologias está a Construtora Diagonal. Além de sistemas de gestão de documentos como a ConstruCode, a Diagonal investe em argamassas pré-fabricadas, madeiras de reuso, além de materiais reciclados, buscando um melhor reaproveitamento de materiais no canteiro de obras com foco no investimento em novas tecnologias construtivas.
E se você ficou interessado em saber mais sobre o assunto, confira em nossos artigos mais sobre inovação na construção civil.