Blog post

30/09/2021

Tecnologias para evitar as patologias na construção civil

por Diego Mendes

Mais comum do que costumamos imaginar, as patologias na construção civil são uma das responsáveis pelos prejuízos financeiros nos projetos da área. A boa notícia, porém, é que é possível investir em tecnologias para evitar isso. 

As patologias na construção civil são falhas e problemas que surgem em projetos e obras por diversas razões. Um dos principais causadores das patologias, porém, costumam ser erros de execução de projeto e problemas de gestão. Tais erros e falhas costumam ocorrer em uma das 3 principais fases da construção, sendo elas: projeto, execução ou manutenção. 

Entenda melhor o que são as patologias, como são causadas e, principalmente, como utilizar tecnologias para evitá-las. 

O que são e como são causadas as patologias construtivas

De maneira simplificada, as patologias na construção civil são problemas que ocorrem na estrutura das edificações e certamente se tornam prejudiciais para todas as partes envolvidas no processo de construção civil, acabando por comprometer o desempenho e funções do projeto previamente planejado. 

Com origem na medicina, o termo “patologia” é utilizado para indicar “algo em estado doentio ou com falta de saúde”. Ao trazermos esse conceito para a construção civil, o significado é muito semelhante, já que se refere a algum problema que precisa ser sanado. 

As patologias na construção civil, também conhecidas como “patologias construtivas”, apresentam sintomas e características que quando identificadas apontam problemas que, se “tratados” ainda no estágio inicial, serão mais fáceis de serem solucionados. 

Assim, é fato que a falta de planejamento do projeto ou erros na gestão e execução fazem com que grandes problemas surjam. Tais problemas ocorrem quando um projeto apresenta defeitos, que podem acabar comprometendo o desempenho das funções para as quais ele foi planejado. 

Para evitar que isso ocorra, alguns cuidados e investimentos são necessários durante o planejamento e execução do empreendimento, tais como a criação de projetos detalhados, o acompanhamento de obra, além do investimento em tecnologia para ajudar a minimizar possíveis erros e prejuízos. 

As principais patologias costumam ocorrer nas partes estruturais e estéticas dos projetos, como trincas, fissuras, infiltrações e até problemas na pintura e na alvenaria, por exemplo.

Além da estética, as patologias na construção envolvem um importante fator que deve ser considerado ao evitá-las: a segurança. Isso porque, ao constatar rachaduras, infiltrações, desníveis e outros problemas, é certo que a segurança do empreendimento em si e das pessoas que o utilizarão pode ficar comprometida. 

Por isso, é essencial que todo orçamento de obra leve em consideração o investimento em segurança e em tecnologias como itens fundamentais para evitar prejuízos ainda maiores no futuro.

Dentre as principais consequências das patologias na construção civil, destacamos:

  • Prejuízos financeiros;
  • Atrasos no cronograma;
  • Insatisfação de clientes;
  • Processos na justiça; 
  • E em casos mais graves, como os que afetam a segurança, acidentes como desabamentos ou evacuação devido ao comprometimento da estrutura predial.

 

Como evitar patologias nas suas obras 

Para evitar todas essas consequências listadas acima, é essencial investir em  tecnologias construtivas, como as ferramentas para gestão de projetos, diário de campo, controle de projetos e digitalização de documentos, por exemplo. Todas essas funcionalidades ajudarão a realizar um projeto com 100% de sucesso. 

Ao investir em uma ferramenta ou tecnologia que ajude a evitar as temidas patologias construtivas, opte por aquelas voltadas não somente para a gestão por parte de diretores e gestores, como também, auxilie no dia a dia do andamento dos projetos e obras.

 

ConstruCode: uma ferramenta integrada para aumentar a qualidade dos projetos

Boa parte das ferramentas e soluções disponíveis hoje no mercado são voltadas, quase exclusivamente, para a gestão dos projetos, principalmente por parte das pessoas que lideram as construtoras e incorporadoras. A ConstruCode, por sua vez, tem como foco a integração e facilidade de uso, sendo ideal para ser utilizada em todas as áreas e por todos os colaboradores da empresa, com o objetivo de digitalizar e gerenciar projetos de maneira integrada. 

Ao contar com a ConstruCode, os profissionais do setor poderão obter informações precisas, em tempo real e atualizadas sobre os projetos em desenvolvimento, evitando, assim, diversos motivos que causam as patologias na construção civil. 

Com mais de 50 mil projetos gerenciados na plataforma da ConstruCode, empresas de todo o Brasil contam hoje com uma ferramenta  que possibilita:

  • Identificar os pontos críticos e possíveis patologias na obra;
  • Atualizar remotamente os projetos;
  • Acessar rapidamente e rastrear informações específicas;
  • Comunicar os gestores diretamente e em tempo ;
  • Reduzir +90% das impressões de plantas.

E então, ficou interessado? Para conhecer mais sobre a ferramenta da ConstruCode, acesse o nosso site

Continue lendo

12/05/2025

Gestão de pessoas com mais transparência e visibilidade: o papel da tecnologia na melhoria do desempenho em obras

por Patrícia Morais

analise-de-dados-na-construcao-civil

06/05/2025

Por que a análise de dados é decisiva para a gestão de obras

por Patrícia Morais

mcmv

28/04/2025

Minha Casa Minha Vida 4.0: sua construtora está pronta para atender a nova demanda da classe média?

por Patrícia Morais