Discussões e ações relacionadas ao meio ambiente e à preocupação com o planeta são cada vez mais frequentes e chegaram à construção civil. Hoje em dia ter um canteiro de obras sustentável é muito importante para empresas que querem ser bem-vistas pelos clientes, mas não é apenas isso. Esse tipo de investimento está relacionado também com a perpetuação dos negócios no longo prazo.
Muito se fala em sustentabilidade do ponto de vista ambiental, porém, conceitualmente, as ações sustentáveis são mais amplas e significam pensar em fazer alguém ou algo durar. Isso significa, segundo explica a consultora e especialista em inovação, Martha Gabriel, que a sustentabilidade nas empresas passa por questões ecológicas, mas também pelo equilíbrio nos mais variados departamentos, da gestão de pessoas à execução de projetos.
Para ser sustentável uma empresa deve contribuir para a preservação do meio ambiente, mas também deve investir em projetos e processos que assegurem qualidade de vida para seus colaboradores, boas relações com fornecedores e clientes, bem como a saúde financeira do negócio como um todo.
Pensando sob a ótica do consumidor, que está mais exigente na compra de produtos ou serviços, ter um canteiro de obras sustentável é essencial. A pesquisa “Global Consumer Pulse”, realizada pela multinacional Accenture Strategy, mostrou que 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores. E dentre os temas de destaque estão as questões do meio ambiente.
Boas práticas para um canteiro de obras sustentável
Muitas empresas se distanciam do tema sustentabilidade pelo receio de que precisarão realizar um alto investimento financeiro para ter um canteiro de obras sustentável. Porém, na prática há ações simples que podem ser implementadas e que terão bastante impacto positivo.
Quando há necessidade de investimento para transformar o canteiro em um ambiente de trabalho sustentável, em geral, esse recurso tem retorno com economia e otimização de processos.
Inúmeros são os exemplos de práticas que as construtoras podem adotar para ter um canteiro de obras sustentável. Confira algumas delas:
Cuidados com a rede pluvial
Ter uma contenção no local de armazenamento de brita e areia contribui para diminuir o desperdício de matéria-prima e ajuda a impedir que esse material seja levado para bueiros. Assim, evita-se o entupimento dos acessos pluviais e reduz-se o risco de problemas como enchentes. Outra medida para auxiliar nos cuidados com a rede pluvial é a instalação de filtros nas bocas de lobo para impedir que resíduos da construção entrem nelas.
Aproveitamento de energia
Os gastos com energia elétrica em uma construção podem ser bem altos. Com medidas simples de aproveitamento de energia, o orçamento da obra e o meio ambiente agradecem. É possível economizar utilizando telhas translúcidas, que diminuem a necessidade de iluminação não natural na construção. Utilizar lâmpadas de LED, que consomem menos energia, também é recomendado. Além disso, é interessante que haja sensores de presença para ligar as luzes. Quando acender e apagar a energia depende dos trabalhadores virarem o interruptor, a chance do esquecimento de luzes ligadas é bastante grande .
Separação do lixo
A construção civil é um dos setores da economia que mais geram resíduos sólidos. Há basicamente quatro tipos de lixo produzidos durante a execução de um projeto:
1) alvenaria (concreto, pedras, cerâmicas, argamassa etc.);
2) objetos recicláveis (papéis, plásticos, vidros, papelão, metais, aço, madeira etc.);
3) materiais de gesso;
4) produtos químicos em geral (tintas, solventes, óleos etc.).
Separá-los e dar o destino correto de cada tipo é fundamental para um canteiro de obras sustentável.
Cuidados com a água
Os cuidados com a água sempre estão em discussões envolvendo preservação do meio ambiente. Dentro de uma obra não é diferente. Esse é um recurso importante e muito utilizado nas construções, por isso não desperdiçá-lo contribui para sustentabilidade ambiental e financeira do projeto. É possível adotar medidas como instalar restritores de vazão nas torneiras da obra e cisternas para a captação de água da chuva.
Tecnologias para um canteiro de obras sustentável
Diversas tecnologias desenvolvidas para a construção civil contribuem para que uma empresa tenha um canteiro de obras sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto do ponto de vista financeiro do projeto.
Com a ajuda de algoritmos é possível, por exemplo, analisar detalhadamente cada item de uma obra e encontrar oportunidades de otimização e economia de recursos. Essa é a proposta da tecnologia Business Analytics, que consegue calcular custo por metro quadrado de cada ambiente da obra.
Outro exemplo de tecnologia para um canteiro de obras sustentável é a plataforma ConstruCode. Ele contribui para a transformação digital nas construtoras, fazendo a gestão de documentos da obra de maneira online.
A ConstruCode permite a identificação de pontos críticos na obra, ajudando na sustentabilidade financeira do negócio. Do ponto de vista ambiental, ele reduz de maneira significativa a necessidade de impressão de documentos e projetos e, por consequência, diminui a produção de lixo de papel.
Para conhecer mais sobre essa tecnologia para gestão de documentos no canteiro de obras e ver cases de construtoras que já aproveitam os benefícios da ConstruCode, confira nosso site.